This is an example of a HTML caption with a link.

domingo, 27 de dezembro de 2015

[ESPECIA] Os Atos\Lançamentos mais Sólidos de 2015




Olá Kpoppers! \o

Fim de ano é sempre a mesma coisa:  As pessoas costumam refletir sobre as coisas que aconteceram, selecionando o que foi bom e o que vai para o buraco do esquecimento. É normal, eu mesmo já selecionei as lições aprendidas durante o ano (Que foi bem bacana pra mim ) e aquelas coisas - e pessoas - que não deverão encher meu saco em 2016. 

Com o Kpop é a mesma coisa. Todo ano eu abro a pasta '' Meus Kpop - Não Apague '' e dou uma conferida nos lançamentos e artistas que foram impecáveis. Olha, preciso gritar que o ANO FOI MUITO BOOOOM! Sério, eu sofri um pouco para selecionar os ícones que aparecerão no texto, pois muita coisa legal rolou (Inclusive, muitos nem ganharam holofotes ~ aquele velho pecado do Kpop

Antes de começar, dois avisos:
1. O texto não é uma retrospectiva, nem mesmo segue uma linha do tempo ou nada parecido. 
2. Ele reflete a MINHA opinião. Diferente do ''MKA ~ JÚRI'', onde todos opinavam, eu estou escrevendo aqui sozinho. Um texto totalmente sustentado pela minha opinião. Então, procurem minha pessoa (Joe) para reclamações. 


Quando falo em Atos e Lançamentos Sólidos, estou me referindo a artistas que conseguiram manter seus lançamentos num alto patamar de qualidade. Pode ser que ele tenha lançado mais de uma coisa boa durante o ano, ou feito um comeback só, que continuava a linha de bons lançamentos do passado. Além disso, considero um ato sólido aquele que esbanja talento, conseguindo álbuns bem acabados e coesos, além de qualidade vocal e de produção.  

Vou começar falando do F(x), que lançou o melhor álbum de sua carreira e ainda soterrou qualquer dúvida que tínhamos sobre o grupo. 4Walls, o disco, é muito bom. Sério, é muito, muito, muito bom. A SM teve um cuidado com esse lançamento, entregou um disco tão bem elaborado que foi um pecado promover apenas uma canção. 4Walls, o single, é hipnótica, destaca as qualidades de cada uma delas, ganhou um MV absurdo e lindo e uma coreografia incrível. Mais um pouco e teríamos o ano do F(x). 

[ Sempre um pecado promover só os Singles. F(x) é um daqueles poucos atos do Kpop com discos completamente aproveitáveis. ]

Seguindo essa linha de discos maravilhosos, posso citar o Basic das mulheres influentes do Brown Eyed Girls. De básico, ele não tem nada. Eu comecei a escutar o disco sem interesse algum, o single (falarei dele mais tarde ) não me ganhou de primeira e eu estava com a cabeça lotada na época.  Só dei o braço a torcer alguns dias depois. Ai o disco aproveitou pra torcer meu cérebro também, pois ele está lotado de letras icônicas e ótimas produções que dão inveja em qualquer grupo feminino que quer ser levado a sério. Um ótimo exemplo de disco conceitual... com um conceito que é MUITO complicado e inesperado. Coisa de deus. 


Acho que eu não poderia deixar de falar dos donos dos Charts coreanos em 2015: Hyukoh e os maravilhosos 20 e 22 (Seguido do 25 da Adele kk). São discos que não merecem ser citados por conta do domínio das paradas coreanas, mas sim pela qualidade estupenda dos lançamentos. Hyukoh entregou a trilha sonora pedante dos Doramas que enfrentamos diariamente nessa desventura que nós chamamos de vida. Se você ainda não escutou, recomendo. Vá de cabeça aberta e aproveite o conhecimento musical deles, os discos são uma viagem. 

Mc Mong é o cara. Ele, juntamente com uma mina que citarei mais tarde, conseguiu ignorar a negatividade e calar a boca de quem nasceu pra ficar criticando as pessoas por qualquer motivo. Miss Me Or Diss Me , do ano passado, já era uma maravilha! Em 2015 ele continuou com bons lançamentos, entregando os ótimos Song For You e , agora no final do ano, o disco W.D.W. Song For You é um disco curtinho, mas bem bacana. Love Mash é uma daquelas canções radiofônicas ricas com alto potencial chiclete. 

Não podemos negar que MC MONG foi um dos atos mais sólidos de 2015. Até a colaboração com a NS Yoon -G ficou escutável. 


Acho que não poderia fechar essa parte dos discos sem falar do Reboot. Conceitual, ousadíssimo , produzido pelas meninas e único dentro de um mar de lançamentos similares. Acho o disco tão arriscado. Apostar em algo completamente fora da linha, levando em consideração que o grupo retornaria com um novo conceito, uma nova formação e depois de um longo tempo  parado, é uma loucura... Ahh, Reboot sem dúvidas é um disco ousado. Você pode até dizer que não gostou do som do disco, mas é bobeira afirmar que Wonder Girls não lançou um bom trabalho. O grupo mergulhou nos anos 80 e entregou um disco carregado de  new wave fantastic, synthpop de qualidade, vocais maravilhosos e refrões fortes (Anos 80 né... Tem que ter aquele refrãozão maravilhoso). É muito bom, tem potencial Replay, está aparecendo em diversas listas de melhores álbuns de 2015, é aquele Kpop cheio de referencias que está dando lugar ao Kpop ecológico( viva a reciclagem -q ) ... É maravilhoso! 

Antes de partir para a próxima parte do texto, preciso avisar pra JYP (dona SM, isso vale p\ F(x) também), que um disco maravilhoso como Reboot, não pode viver com um MV só,sem live de One Black Night, sem MV esperto pra Oppa... Melhore empresa. Lançou todos os atos maravilhosos em 2015, mas não promoveu direito quase nenhum deles. MELHORE! 

Melhore!

E a bronca continua... 



GOT7 é legal? Sim - demais- , mas a JYP precisa parar de tentar faze-los acontecer! Os álbuns já estão com uma média de vendas (Que até cai as vezes... ) então, a não ser que vocês lancem um single fora do comum, o feedback continuará morno. É a vida.

Joe, que ódio é esse no seu coração? 

É revolta. A dona Baek A Yeon , que mantém um número de vendas e um certo interesse dos coreanos, lançou um dos maiores hits de 2015.  Shouldn't have estreou bem nos charts, mesmo sem promoções oficiais e com um MV que era, na verdade , um Lyric Video. A música estava fadada ao esquecimento, mas a ótima letra ( que é composição dela ) começou a ganhar as pessoas e a canção cresceu bastante com a propaganda boca a boca. O bom desempenho forçou a gravadora a promover a canção, mas por eles nada seria feito. É uma musica tão boa, que combinava perfeitamente com a estação...com a estratégia certa (desde o começo)  seria um monstro ainda maior.

[ Baek é a nova Joo da empresa. Renegada. Ela vende Ok para uma solista ... vende bem mais que OK tá, 3 singles = 3 Top10.  ]

A empresa teve muita coisa boa e eu não quero citar pecados aqui no texto. Quero falar dos lançamentos sólidos. Pra não afogar o texto com JYP, vou apenas citar que Park Jimin teve um single solo maravilhoso. A companheira dela de 15& também lançou um Mini álbum legal , e o próprio duo lançou um single bom no começo do ano, outro que não foi promovido mas foi bem nos Charts. Preciso falar de Miss A? Retornaram com tudo e deixaram aquele gostinho de quero mais. Acho que elas fariam um estrago com outro comeback em 2015. JYP é a empresa com os melhores lançamentos de 2015. Ignorem as promoções porcas.



EXO. Xs fãs do EXO devem estar super felizes. Os meninos foram muito bem em 2015. Lançaram muitos singles ótimos, o que é bem complicado (quanto mais você lança, mas você tem chances de errar). Apesar de ainda não ter uma identidade própria, soando sempre como um Suju mais jovial, o grupo vem evoluindo e fugindo da zona de conforto. Com um fandom tão grande e vendas gigantescas, fico admirado da SM ainda não ter lançado uma canção ''qualquer coisa'' para os meninos. Isso me deixa muito feliz, é legal ver o grupo acertando e fugindo do estigma de ''' grupo com grife ''. Eles tem grife sim, mas não dependem só dela.

Precisamos apenas de um ano sem controvérsias. Nada de fofocas desviando a atenção da parte musical, que grupo vem trabalhando muito bem!

IU é outra que foi impecável em 2015. Ela esteve ativa o ano todo com singles, OSTs ,doramas e, no fim do ano, um disco maravilhoso e controverso. Netichatos, parem de tentar derrubar a IU! Ela já provou que nenhuma controvérsia abala a carreira dela. No ultimo single até fez chacota com toda essa loucura de vocês. IU cresceu, está se tornando uma mulher talentosa,segura de sua arte, letrista inteligente e fria ao ponto de saber exatamente o que as pessoas esperam dela. Ela é inteligente de verdade. Acho que as outras solistas precisam ir além dos vocais fodásticos, dança, vendas e clipes lindos se quiserem ter um ''status IU''. IU já conquistou aquilo que todos os Idols almejam: IMUNIDADE! Eu, se fosse você, teria medo dela!

Contrariando tudo e todos, Big Bang fica de fora da minha lista. O motivo? Não ter conseguido manter a qualidade dos lançamentos. No final, ninguém, além dos fãs, estava mais dando a mínima para as letras do MADE. Todos já sabiam que seria um sucesso de vendas, que barraria tudo, mas musicalmente a coisa desandou bem cedo. Sinto muito, mas um nome presente não implica em qualidade.


Hora de falar RAPIDINHO dos singles mais legais do ano. Aqui não foi tão difícil de escolher quem entraria. Eu fui jogando as reciclagens fora, separando as canções em grupos e cortando quem não era tão legal assim, e no final eu descobri quais foram os singles mais sólidos de 2015. Aquela canção pauleira  que te fez lembrar\ter a certeza que o grupo é foda...ou te fez pesquisar sobre aquele grupo pra saber se ele era foda como aquela canção indicava! Vamos lá:

1. Brown Eyed Girls ~ Brave New World : Vocês já escutaram essa maravilha com fone? Bem alto? São tantas camadas, tantos efeitos, tem o som passando de um ouvido para o outro... No começo eu achei a canção bem estranha, mas depois estava caindo de amores por essa maravilha. O refrão poderosíssimo...aquele break de Rap que é de outro mundo... Incrível! Música Incrível! '' Disco - deus ''

2. Stellar ~ Vibrato : Pobres Stellares... Elas resolveram mostrar pele demais ano passado e acabaram com um estigma que atrapalha muito o caminho do grupo. Vibratto (que segue uma linha Disco-Deus que foi tendencia em 2015 and  mantém a sequencia de bons lançamentos do grupo) é uma música tão rica e legal, que eu fico triste dela ter sido ignorada pelos coreanos. Merecia muito mais atenção, pense numa música boa...

3. SHINee ~ View : Já cansei de colocar View em todas as listas do mundo. Um dos melhores singles de 2015. Deep House 90's Retro que conquista qualquer um. SHINee também foi maravilhoso usando a  ''Disco - Deus '' no single Married To The Music. SHINee é outros dos nomes que só acertaram em 2015!

4. INFINITE ~ Bad : Infinite veio com música boa, fez o serviço certinho, depois foi embora. Pronto, é isso que um grupo do nível deles tem que fazer.Não precisa de vários comebacks durante o ano, basta lançar a coisa certa, com a cara do grupo.

5. 4Minute ~ Crazy : Crazy é uma ótima canção grudenta, mas com prazo de validade... uma verdade. Mas ela representou uma mudança muito grande no grupo, além de ser badass demais para qualquer grupo feminino. As pessoas comparam com 2ne1, mas hoje é bem fácil notar que não seria fácil lançar uma Crazy da vida.

6. Primary + ChoA ~ Don´t Be Shy : Deliciosa. A voz da ChoA combina muito bem com o estilo... quero mais! Ahh, o Primary teve ótimos lançamentos em 2015, ele é outro dos nomes fortes do ano.

7. Gain ~ Paradise Lost : Não preciso falar nada. Poder feminino.

Não vou alongar a lista, mas poderia citar também o single do FIESTAR lançado no começo do ano, I Feel You do Wonder Girls, You Think do SNSD (coitada, desprezada pelos coreanos...quando lembro que Lion Heart bombou, fico ainda mais puto) , Loser do Big Bang, Adore U do 17, Shake it do SISTAR (Siiiiim, Pq SISTAR é aquele grupo que todo mundo reclama,mas depois ta viciado na música de verão), I Need U do BTS, Love Game da Lim Kim, Ice Cream Cake do Red Velvet, Apple da Gain, Hot Pink do EXID, Ah - Choo do Lovelyz, Ah-Ah do Teen Top, a estranha Chained Up do VIXX e Excuse me do Bestie, como exemplos de singles fortes que elevaram ou mantiveram o nível do grupo.


Quero finalizar falando dos novatos. 

Não vou falar de nenhum novato badalado. Acho que GFriend precisa de mais um lançamento pra provar a força (se possível algo fora da zona de conforto, nem que seja só um pouquinho), que Twice lançou só um single e precisa de uma linha vocal bem melhor (Ai Twice, te amo, mas estou preocupado com esses vocais ai... ), e que Lovelyz (Apesar de ir bem em 2015) ainda está só OK. Parabéns para os três grupos, só! 

Não vi quase nenhum grupo masculino NOVATO que chamasse minha atenção... Então, tentaremos novamente em 2016...Mentira! Vou falar dos meninos do 17 (contrariando o lance de não falar dos novatos badalados). Eles foram muito bem, acho que estão tentando encontrar seu lugar com coreografias cheias de personalidade ,boas canções ( Pledis rainha dos conceitos) , e os meninos tem um futuro brilhante e devem marcar espaço de vez em 2016. Gostei demais deles e até me dei ao trabalho de aprender nomes, precisamos ficar de olho no grupo. (Sou o tipo que não sabe nem escrever o nome da minha bias do Wonder Girls direito...sempre tenho que buscar no Google p\ ver se ta certo kkk) 

Outro novato maravilhoso é o G.Soul. Infelizmente, ele escolheu não promover nos programas, formando assim o selo indie da JYP (Juntamente com o Day6). Eu só posso dizer que os discos dele são incríveis e que o cara detonou com lançamentos que estão bem acima da média. Eu até evitei voltar a escutar o ultimo disco dele, pois demorei um tempão pra me livrar de Crazy For You, que além de ser uma canção excepcional e mostrar que ele transita muito bem entre estilos, é também uma das canções mais melancólicas e bonitas de 2015.  (Mas enquanto digitava já estava cantarolando outra vez, droga!) Se você ainda não escutou o cara, precisa correr agora pra dar uma chance pra discografia mega sólida dele...e olha que ele só está começando! 

Purfles nem parece ser de uma empresa minúscula. Além das três serem super talentosas, o grupo foi impecável em 2015. Eu nem sei o que recomendar, mas acho que seguindo a linha '' Disco - deus '' , eu acabo indicando a incrível Bad Girl. Bad Girl é tão legal, mas tão legal, que eu sofri por saber que ela estava fadada ao esquecimento, já que os coreanos ignoram coisas assim sem pena! (Não importa qualidade... no final eles não parecem ligar muito. Só quando querem criticar grupo A ou B ~ '' Ai, a Hara não canta ''... '' Ahhh, A música do T-ara é ruim, voltem p\ China ur dur '' ) escutem as meninas, elas merecem atenção. Espero que a empresa persista em 2016. 

Vou terminar falando das rainhas dos refrões com harmonia destruidora, OMG. Closer e Cupid são, na minha opinião, as melhores canções de um grupo feminino novato de empresa grande (Bem específico kkkk). Eu amo o refrão de Cupid, tem a harmonia tão bonita. Closer também é muito boa e reforça o status de grupo novato que merecia muito mais atenção. Acho que a empresa buscará mais coisas como Closer, tentando afasta-las do grupo comum. Seria uma ótima escolha, estamos torcendo. 


Bem, acho que podemos começar a dar adeus ao ano de 2015. Ta acabando gente. 
Janeiro de 2016 já promete muita movimentação, então preciso fazer minhas apostas p\ 2016!!!! Mamamoo, Seventeen, Winner... Isso fica para outro texto ;)

Não deixe de comentar e ajudar compartilhando o post. 


















si
© Mundo Kpopper - 2015 | Layout por: Bubblegum Design